quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Ricardo Amorim - Desde as eleições, Lula atacou o teto de gastos...

Ricardo Amorim via LinkedIn

Desde as eleições, Lula atacou o teto de gastos, aumentou significativamente os gastos públicos e revogou 8 processos de privatizações de estatais e o impedimento de indicação de políticos para diretorias das estatais. Aumento de preocupações com a solvência brasileira e fragilização das fizeram as cerca de 400 empresas brasileiras cotadas na B3 perderem R$546 bilhões de valor de mercado desde as eleições. Imagine só a destruição total de valor para as 20 milhões de empresas que temos no país.

“Ah, mas eu não invisto em Bolsa, nem sou dono de empresa. Para mim, não faz diferença”. Infelizmente, isso não poderia estar mais distante da verdade.
Cada trabalhador brasileiro que não investe em Bolsa vai pagar, e caro, a conta também.
O valor das empresas determina sua capacidade de acesso a financiamento. Empresas que valem mais conseguem mais crédito no mercado. Quando o valor da empresa cai, sua capacidade de se financiar também cai.
Já a capacidade de financiamento das empresas determina quanto elas conseguem investir, o que por sua vez determina quantos empregos elas criam.
E o balanço entre a quantidade de empresas buscando gente para trabalhar versus a quantidade de gente procurando emprego determina os salários em um país. Com menos oferta de empregos, os salários caem.
Em resumo, a queda brutal da Bolsa está avisando que estas decisões do governo Lula condenarão milhões de brasileiros ao desemprego e dezenas de milhões de outros brasileiros a terem salários mais baixos.
E isso sem nem contar a elevação da inflação e dos juros que a alta do dólar também vai causar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

InfoMoney | Receita paga hoje lote da malha fina do Imposto de Renda

  Saiba mais ! Boa leitura!