sexta-feira, 7 de abril de 2023

Histórico da Industrialização no Brasil

 Por Olavo Caiuby Bernardes


(Trabalho apresentado para a disciplina de Política Brasileira, do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFPA, em 2014, no qual foi atribuído "Excelente")

O economista Roberto Campos, Ministro do Planejamento durante o Governo Castello Branco e ex-senador e deputado federal, pelo PDS, uma das vozes solitárias do liberalismo no país – relembrando que até os militares, tinham política predominantemente estatizante – costumava dizer, com seu conhecido senso de sarcasmo, aos que acusavam o neoliberalismo de ser responsável por todos os problemas nacionais que “O Brasil está tão distante do liberalismo - novo ou velho - como o planeta Terra da constelação da Ursa Maior!”.

De fato, é possível entender a crítica que Campos faz à excessiva interferência do Estado em todos os aspectos da vida econômica nacional. Se há um fato de crítica para todos os liberais brasileiros é a excessiva burocracia e tributação para os membros da classe empresarial. Nas palavras do antropólogo Roberto da Matta, o Brasil é uma República cartorária, onde os principais atos da vida do cidadão e da empresa dependem de um carimbo do Estado. Recentemente, ao ser perguntado o que os empresários desejam do governo, Abílio Diniz, dono do Grupo Pão de Açúcar declarasse que desejava apenas que o governo não interferisse no setor e os deixasse trabalhar.

Leia mais!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário