terça-feira, 6 de outubro de 2020

Resenha | O monge e o executivo

Resenha por Nicholas Merlone

O Monge e o Executivo - uma história sobre a essência da liderança. 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcTB6E9f1ZRETs0GG5pr9s_2j7nwVHjszp_USailckXZqfdpr26R-Fo_UQb1rA&usqp=CAc

Autor: James C. Hunter - é consultor-chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria na área de RH e treinamento. Instrutor e palestrante.

A obra narra a história de John Daily, um empresário exitoso, que nota que vem falhando como chefe, pai e marido.

Desse modo, tenta controlar a situação. Para tanto, resolve participar de um retiro acerca de liderança em um mosteiro, dirigido pelo religioso Leonard Hoffman, um homem de negócios nascido nos Estados Unidos, que largou tudo para buscar um novo propósito para sua existência.

Primeiro, Daily e outros 5 alunos, que interagem no seminário agem com ceticismo às lições expostas pelo religioso, porém depois se rendem à experiência.

Isto porque Hoffman ficou famoso no universo dos negócios pela sua aptidão de recuperar empresas em crise, mudando-as para casos de sucesso.

O monge argumenta que a essência da liderança não é o poder, mas, sim, a autoridade, que se conquista com amor, dedicação e sacrifício. E, além disso, afirma que respeito, responsabilidade e cuidado com os outros são virtudes inerentes a qualquer grande líder.

Resumo da ópera: "para liderar é preciso estar disposto a servir". E aí ao nosso ver está a maior chave do livro: é preciso servir o próximo!

Por meio do enredo dos personagens, o autor traz conceitos fundamentais para aprimorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, para nos tornarmos pessoas melhores e abrindo trilhas para um sucesso que se estenda no horizonte.

O autor, assim, convida você a fazer parte de um grupo, que vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.

Com leveza, embarque nessa viagem e aproveite a leitura e as lições. Só tem a ganhar! Com certeza, sairá uma pessoa mais leve e melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário