O mundo passa por céleres e disruptivas transformações. Com o advento da pandemia, as mudanças se aceleraram ainda mais. A economia sofreu impactos por conta do cenário. Em 2021, esteja preparada(o)! As micro, pequenas e médias empresas têm onde recorrer para obter crédito financiado. Busquei na fonte da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de novembro de 2020, selecionar 02 modalidades de créditos disponíveis (Governo e Fintechs de Crédito). Para ter acesso aos demais (Bancos Privados, Investimento-Anjo, Equity Crowdfunding e Venture Capital), adquira seu exemplar nas melhores bancas.
Pois bem...
Com o auxílio do Governo
"Como funciona - Para tentar socorrer os empreendedores devastados pelos efeitos da pandemia, o governo federal lançou a partir de maio uma série de linhas emergenciais, com juros menores e prazos mais extensos. O acesso aos recursos é feito por meio de bancos comerciais e agências de fomento credenciadas. Mas conseguir o capital nem sempre é fácil. Algumas linhas têm regras confusas; além disso, os bancos costumam pedir diversas garantias além do FGO, o fundo garantidor de operações do governo. Mesmo assim, milhares de empreendedores já fizeram uso de linhas como a do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que liberou mais de R$ 30 bilhões entre maio e outubro."
"Para Quem É - Micro, pequenas e médias empresas que necessitam de recursos para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19."
"Como Conseguir - Avalie todas as linhas disponíveis antes de contratar. Para escolher, é importante saber precisamente onde o dinheiro será investido. Verifique e compare as cláusulas exigidas por cada instituição financeira. Alguns bancos condicionam a concessão do crédito à manutenção do quadro de funcionários, por exemplo. Mantenha a contabilidade da empresa muito bem organizada, com as certidões negativas dos sócios sempre em mãos. Acompanhe com frequência o noticiário econômico. O governo tem anunciado a liberação de novos lotes e programas. [...]"
"Onde Buscar -
Banco do Brasil
Linha: Pronampe - Banco do Brasil
BNDES
Linha: Peac Maquininhas"
FINTECHs
StartUPs que Ajudam
"Como funciona - Uma alternativa bastante atraente para os empreendedores é buscar crédito com as fintechs. Algumas delas oferecem empréstimos com taxas menores, prazos mais extensos e menos garantias. "A experiência costuma gerar menos fricção do que nos bancos tradicionais, porque a burocracia nas startups é menor", diz Fábio Neufeld, diretor da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Mas é importante comparar taxas e assegurar de que as condições oferecidas pela startup batem as linhas emergenciais e privadas dos bancos".
"Para Quem É - Pequenas empresas e startups iniciantes estão na mira das fintechs. Algumas fintechs oferecem linhas exclusivas para microempreendedores."
"Como Conseguir - As fintechs costumam ser rigorosas na avaliação dos riscos. Tenha sempre em mãos a documentação que mostra a viabilidade da sua empresa. 90% das fintechs focam pequenos negócios, segundo o Sebrae. Compare as taxas de juros com as dos bancos - elas tendem a ser menores. Algumas fintechs estão credenciadas para atuar com linhas emergenciais: cheque essa possibilidade."
Fonte:
Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Nov / 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário