O QUE É?
iFood não pode mais exigir exclusividade de restaurantes.
POR QUE É IMPORTANTE?
A
medida preventiva foi determinada pelo Conselho Administrativo de
Defesa (Cade). Ela é o resultado de uma investigação que começou em
2020, depois de uma denúncia de práticas anticompetitivas feita
pelo Rappi.
Além do Rappi, o Uber Eats e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também questionaram os contratos exclusivos firmados entre o iFood e restaurantes.
Todos alegam que, por ser líder de mercado, o iFood usa esse poder para pressionar os estabelecimentos.
O iFood, por sua vez, informou que suas práticas são legais e que a empresa vai cooperar com o Cade.
PRÓXIMOS PASSOS
Grandes empresas de tecnologia estão sendo questionadas pelo excessivo poder de mercado que conquistaram nos últimos anos.
Nos EUA e na Europa podemos citar, por exemplo, Amazon, Apple, Google e Facebook.
Aqui no Brasil o setor de alimentos e entregas entrou no debate. Provavelmente novos casos vão surgir em outras áreas, em função dos avanços tecnológicos.
Independentemente
do setor, os órgãos de regulação precisam adotar medidas para
equilibrar o mercado sem desestimular a busca por inovações.
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