quinta-feira, 18 de março de 2021

MIT Tech Review - iFood não pode mais exigir exclusividade

Smartphone, Cellphone, Touchscreen

O QUE É?
iFood não pode mais exigir exclusividade de restaurantes. 

POR QUE É IMPORTANTE?
A medida preventiva foi determinada pelo Conselho Administrativo de Defesa (Cade). Ela é o resultado de uma investigação que começou em 2020, depois de uma denúncia de práticas anticompetitivas feita pelo Rappi. 

Além do Rappi, o Uber Eats e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também questionaram os contratos exclusivos firmados entre o iFood e restaurantes. 

Todos alegam que, por ser líder de mercado, o iFood usa esse poder para pressionar os estabelecimentos. 

O iFood, por sua vez, informou que suas práticas são legais e que a empresa vai cooperar com o Cade. 

PRÓXIMOS PASSOS
Grandes empresas de tecnologia estão sendo questionadas pelo excessivo poder de mercado que conquistaram nos últimos anos. 

Nos EUA e na Europa podemos citar, por exemplo, Amazon, Apple, Google e Facebook. 

Aqui no Brasil o setor de alimentos e entregas entrou no debate. Provavelmente novos casos vão surgir em outras áreas, em função dos avanços tecnológicos. 

Independentemente do setor, os órgãos de regulação precisam adotar medidas para equilibrar o mercado sem desestimular a busca por inovações.

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