terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Newsletter - Folha Mercado: diversidade em alta

 22 de dezembro de 2020.

People, Three, Portrait, Black
O ano de 2020 representou um ponto de inflexão na percepção social sobre empresas sem ação efetiva contra a desigualdade. A análise é de expecialistas ouvidos pela Folha que avaliaram os impactos provocados por casos assustadores de racismo explícito como a morte de George Floyd, nos Estados Unidos, e de João Alberto Silveira, no Brasil, ambos negros, ambos asfixiados depois de imobilizados, um pela polícia, outro pelos seguranças de uma loja do Carrefour.
No início de dezembro, a Nasdaq, bolsa de valores das empresas de tecnologia nos EUA, propôs que os conselhos das companhias listadas tenham ao menos uma mulher e um membro de grupos subrepresentados —negros, latinos ou LGBTQ+.
E aqui no Brasil, cresce o número de empresas que busca diversificar as contratações, não apenas diretas, mas também as terceirizadas, com apoio de empresas de consultoria especializadas no desenvolvimento de políticas afirmativas e na divulgação da cultura negra, como a Diaspora.Black, de Cintia Ramos, que triplicou seu faturamento durante a pandemia. 

Entretanto

Apesar de avanços, estudo da startup Blend Edu, que promove inclusão e diversidade em organizações, mostra que: 

   71% das empresas têm metas específicas para diversidade mas...
...só 4% atrelam os resultados à avaliação de performance e remuneração dos empregados



Nenhum comentário:

Postar um comentário